NOSSA CULTURA SENDO HOMENAGEADA.



Gilberto Rezende compartilhou um link.
 
FOLIA DE REIS

 ALVORADA. A grande festa de encerramento de cada Companhia de Reis. Antes de o sol nascer os foliões, com seus instrumentos enfeitados de flores e fitas, já estão agrupados.
Fogos de artifícios estouram nos céus da madrugad...a anunciando a procissão em busca de cada representante dos Reis Magos, Gaspar, Baltasar e Belchior.
Em cada casa, debaixo de um arco florido, atrás da Estrela Guia e da Sagrada Bandeira, aparece um andor ricamente ornamentado com o santo de devoção de cada festeiro. É o dia da troca das coroas.
Novos festeiros são escolhidos e diante de um presépio a cantoria se estende sob um respeitoso sentimento religioso de todos aqueles que são devotos de Reis.
Terminada a troca das coroas, começa-se a festa, geralmente acompanhada de um jantar e de doces da região, evitando-se bebidas alcoólicas e depois o baile que se prolonga até o raiar do sol.
Esta companhia é especial. O Capitão desta Folia é Evaristo Torquato, que foi um dos grandes expoentes das Companhias de Reis de Uberaba.
Evaristo sempre foi muito respeitado pelo correto cumprimento das liturgias das Folias de Reis e recebeu, em vida, inúmeras homenagens pela sua dedicação à manutenção desta tradição.
Este vídeo gravado na década de l970, acervo da Casa do Folclore, é divulgado em homenagem ao seu neto Wosley Torquato, um gentil cavalheiro, hoje um dos jovens que mais trabalham em prol da divulgação de nosso folclore e que formou um grupo de catira com elementos de sua própria família.


http://www.youtube.com/watch?v=OsUFyrIJmBM&list=UUzIpmE9bTQVH8rLPMw3e8dg&index=1
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O TREM DE MONTPARNASSE

CONGONHAS CATIRA E VIOLA

NOSSAS TRADIÇÕES