DANÇAR FAZ BEM, CATIRA TAMBÉM
Dança como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física escolar Problematizando alguns desafios da prática pedagógica na atualidade. Considerando este estudo que envolve a dança trazemos algumas questões. Por que as pessoas dançam ou não? Quais os benefícios que a dança pode proporcionar aos praticantes? Quais as condições de aplicabilidade da dança na escola? Em busca destas respostas decidimos estudar o tema de forma mais aprofundada. A dança sempre fez parte da vida humana e antes mesmo do homem falar ele se expressava corporalmente por meio da dança ritualística buscando aproximar-se das forças da natureza. Tavares (2005, p. 93) explica que existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Com o passar dos anos, a dança foi sendo cada vez mais conhecida e valorizada. Atual