Encontro de Folias de Reis de Ribeirão Preto São Paulo


OS TROVADORES DE GUARÁ TENDO COMO CAPITÃO OU MESTRE DE FOLIA, Sr. MAURÍCIO DO NASCIMENTO.         

Sr. Maurício relatou que esta conpanhia de Reis tem mais de 25 anos que foi fundada,  por ter recebido uma graça, por devoção conduz a folia até Deus assim o permitir.    Também comentou que o grupo é remanescente de outro capitão, concluindo que não sabia ao certo que quantos anos esta companhia teria realmente.
Neste encontro de folias de Reis, foi grande a quantidade de grupos e etnias diversas.     Os grupos vieram de diversas localidades sendo do estado de São Paulo e outras regiões.       

.A diversidade cultural era o ponto de maior observação do evento.
A criança com a espada, vem representar a transmissão da cultura perpetuando nosso folclore nascional.     Se perde muito das manifestações por não se preocupar com a transmição dessas culturas.     O Brasil é glorioso na diversificação cultural.

 A tradição da famíliar tem grande importância e isso acontece naturalmente sem que percebão a foto mostra bem isso.

Não só o nosso país, mas tambem o mundo, carece de educação cultural, os livros na maioria das vezes é considerado algo de luxo e que se faz necessário primeiramente trabalhar pra comer. Mesmo nos dias ditos modernos o livro continua sendo artigo de luxo. Acredito que muito se fez para mudar esta cituação, mas com certeza temos muito o que fazer ainda.





Foram colhidos dados informativos dos grupos que se apresentaram no evento, muitos são os relatos e em comum nota-se que as necessidades destes grupos é a mesma para a maioria.

O Folião de Reis é aquele ser iluminado que se identificou por meio de tradição ou por devoção!       A complexidade desta função é facilmente entendida vivenciando os momentos que proporcionados pelas regras que determinam as folias de reis.

As folias cantam os momentos bíblicos e com isso leva para os povos que são visitados a história narrada na Bíblia Sagrada.

FOLIA DE REIS: o nome folia de reis não deve ser confundida como um grupo  de pessoas que fazem bagunça, baderna, foliões como dançarinos de carnaval, estes relatos denigrem a imagem dos foliões de reis, alguns leitores ainda tem essa imagem deste tipo de manifestação cultural. Me vejo no dever de levar ao conhecimento dos leitores para esclarecimento e a título de conhecimento, as roupagens coloridas, flores, fitas, as mascaras dos palhaços e os diversos rítimos cantados e tocados é puramente em função da alegria de levar o nome do nascimento sagrado para os que são visitados pelas folias de reis.
A foto mostra o palhaço da folia de reis representado pelo folião de reis.

Comentários

Anônimo disse…
muito boa a festa de vcs,parabens

Postagens mais visitadas deste blog

O TREM DE MONTPARNASSE

CADEIRA 32

CONGONHAS CATIRA E VIOLA