CRONICA DE UM AMIGO

 
Providência e não coincidência
ARTICULISTAS
João Eurípedes Sabino - 19/10/2012
Um milímetro, um quilômetro ou um ano-luz (10 bilhões de quilômetros) perante a Lógica Universal, têm a mesma importância e, apesar de diferentes, são comprimentos regidos pelas mesmas Leis. A única diferença está na separação de uma coisa da outra num exato momento. Eis a questão a analisar.
Dia 15/08/12, no Rio de Janeiro, o operário da construção civil Eduardo Leite teve o crânio atravessado por uma barra de ferro que caiu do 4º andar do prédio que ele ajudava a construir. No Hospital Miguel Couto constataram que a barra passou a um centímetro do olho direito e a três da área do cérebro que comanda os movimentos do corpo. Bombeiros cortaram o metal e a cirurgia para retirá-lo durou três horas. Duas semanas depois, Eduardo saiu andando do hospital e, provavelmente, não terá sequelas, embora ele tenha perdido massa encefálica.
Pessoas perdem a vida por muito menos e Eduardo poderia ter sido uma delas, mas aqui ficou para nos mostrar o quanto alguns milímetros podem fazer a diferença. O neurocirurgião Dr. Ivan Sant’Anna com suas “mágicas” mãos e grande dose de afeto que o diga. Eduardo integra agora o seletíssimo time cuja proporção é de 1 para milhões, ou seja, daqueles que experimentam o limite extremo e nem por isso sucumbem. Ele é um dos que “nasceram de novo”, dizem.
Com o cérebro atravessado, Eduardo convoca-me a não deixar estático em mim o conceito logosófico sobre o que é a coincidência. Ela, a coincidência, é o nome que equivocadamente damos ao resultado da conspiração silenciosa das Leis Universais. Respeito aos que atribuem o caso de Eduardo ao milagre, à sorte ou ao destino. Nenhum, entretanto, discorda que: Deus ajuda a todos, mas prioriza os que merecem.
E mais: as pessoas certas, na hora certa e nos lugares certos só se encontram por obra de Deus. Dr. Ivan Sant’Anna, sua equipe e Eduardo Leite cumpriram essa trilogia. A barra de ferro caiu por Providência e não por coincidência.
(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineirojoaosabino@mednet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O TREM DE MONTPARNASSE

CONGONHAS CATIRA E VIOLA

NOSSAS TRADIÇÕES